07:34

CORPO DA DOR


♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
♦♦♦♦♦Corpo da dor - Eckart Tolle♦♦♦♦



“A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”.
Carlos Drummond de Andrade


- Corpo da dor é a dor emocional acumulada do passado (outras vidas).

É um aspecto do Eu, um aspecto importante do senso egóico do Eu.

Tem períodos passivos e ativos.

É herdado geneticamente e passado adiante.

É a acumulação da dor - parte coletiva, parte

pessoal- através da sua encarnação atual,

acumulada na infância através de seus pais e a

dor emocional.

- O corpo da dor ou corpo sofredor é um outro

modo de se identificar com a forma, é uma

pequena entidade energética que vive em você.-

Corpo da dor é um campo energético de

emoções negativas, muito antigas, mas ainda
vivas, que subsiste em quase todos os seres humanos.

O corpo da dor faz parte do ego; é o aspecto emocional do ego.

Ele adora relacionamentos íntimos e famílias
porque é deles que retira a maior parte do seu alimento.

Embora o Corpo da dor seja muito inteligente,

ele não consegue diferenciar uma situação real

de um pensamento.

Por isso reage a todo pensamento como se fosse realidade.

Para ele, um pensamento preocupante, assustador corresponde a “Estou em perigo” e
ele responde à altura, embora a pessoa que
esteja pensando isso possa estar deitada numa
cama quente e confortável.

O coração bate mais forte, os músculos se

contraem, a respiração acelera.
Forma-se um acúmulo de energia, mas uma vez
que o perigo é apenas uma ficção mental, a
energia não flui.

Parte dela retorna à mente e dá origem a outros

pensamentos ainda mais ansiosos.

O resto da energia se converte em toxinas e

interfere no funcionamento harmonioso do

corpo.-
O corpo da dor é um campo de contração,

energia viva contraída, presa, amarrada.

Quase tem vida própria, embora dependendo da

sua existência em você.

É como uma forma de vida temporária que vive

em você.

E como na maioria das formas de vida, às vezes

está adormecida e às vezes, acordada.

Quando ativo, ele caminha para dentro das

estruturas da mente, que chamamos de Eu, e

energiza todas as estruturas, e você se

transforma em um Eu profundamente infeliz e

tenta fazer ou outros infelizes porque ele se

alimenta da infelicidade alheia e de suas reações
emocionais.

Seu trabalho é, ao fluir para o Eu egóico,

procurar por alimento.

E ele terá alimento através da sua mente ao

alimentar seus pensamentos negativos sobre eu
e minha vida, minha miserável vida, ou sobre as
pessoas ruins que estão ao meu redor, que não
deviam estar aqui; o que estou fazendo aqui?
Minha situação terrível de vida e minha terrível
história... isso é horrível.

- Corpo da dor tanto pode ser raiva ou tristeza,
uma grande sensação de peso, agitação ou
medo.

O medo desloca-se para a mente.

“O que vai acontecer comigo?

O que farei se ele me deixar?

Será que vou perder o emprego?”

Com isto você deixa muitos infelizes ao seu redor.

- O corpo da dor não se alimenta somente de

você, mas dos que estão em volta, tenta tirar

algo deles. (sua emoção me alimenta, vou

absorver a sua reação emotiva).

Isto é uma parte da loucura do Eu, o senso

artificial do Eu criado pela mente.

- Crianças nascem com corpos da dor; você

consegue ver rapidamente a transformação da

criança, de angelical para monstro.

Os ataques do corpo da dor na criança, são mais rápidos.

- O sofrimento requer um Eu e uma história,

sem o Eu e suas histórias de vida, você não sofre

mais, porque só há sofrimento se houver uma

história em sua cabeça, a de quem você é, sobre

o que é a sua vida.

- Permitir que aconteça (qualquer coisa)

implica que você está lá como Testemunha.

Testemunhar é simplesmente estar presente,

observando a dança da mente.

- O corpo da dor - assiste à violência no cinema, TV, etc.

Ele financia tudo isso. Ele faz os filmes e os assiste.

- Preocupação = padrão repetitivo de

pensamentos negativos.

- Para evitar isso: estar no momento presente,

respirar algumas vezes e focar a atenção em

algo, trazendo a completa consciência do ato de

percepção (uma flor, uma árvore, etc.)

.- O contar e recontar a “história” faz com que a

velha emoção negativa permaneça viva na

mente humana, levando o corpo a acreditar que

ela ainda está acontecendo: “vício em manter

viva as emoções negativas”.

- Nada do que tenha acontecido no passado

pode nos impedir de estar presente no Agora.

E, se o passado não tem como evitar nosso

estado de presença, que poder ele tem?

- Se quiser morrer sem sofrimento, sem agonia,

morra para o passado a cada instante e permita

que a luz da sua presença apague o pesado e

limitado “eu” que você pensou que era você.



fonte: Blog - corpomenteealmaempaz

0 comentários: